Ouça agora

Ouça agora

Governo do Estado e Celesc inauguram nova subestação em Joinville

Imagem Noticia

Foto: Eduardo Valente/GOVSC

Compartilhe agora

Postado em 17/11/2023 por Sistema Plug

A população de Joinville passará a contar, a partir de agora, com uma nova subestação da Celesc. A unidade vai beneficiar diretamente 20 mil unidades consumidoras dos bairros Boa Vista, Centro, Guanabara, Bucarein e Comasa, e indiretamente a mais de 85 mil, principalmente dos bairros Iririu, Jardim Iririu, Espinheiros, Floresta, Anita Garibaldi, Paranguamirim, Jarivatuba, Ademar Garcia e Ulysses Guimarães. A nova infraestrutura também já está preparada para futuramente ampliar sua capacidade. O empreendimento representa R$ 51,2 milhões em investimentos.

Para o governador Jorginho Mello, a Subestação Joinville Boa Vista representa mais um passo do Governo no sentido de promover o desenvolvimento de Santa Catarina. “Obras como essa são essenciais para assegurar a melhoria na qualidade de vida da população, além de garantir a geração de mais empregos e renda. Afinal, estamos falando de Joinville, um polo industrial importante que precisa de infraestrutura energética para continuar crescendo. Estamos preparando Joinville, a região e o Estado para o futuro. Para que novos investimentos venham com toda a segurança energética necessária”, disse o governador.

O presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, destaca que a companhia, em seu programa de obras, possui planejamento de curto, médio e longo prazo. “Obras de Subestações e Linhas de Distribuição são estruturantes e seu planejamento começa entre 5 e 10 anos antes de sua implantação. Essa inauguração é mais um passo importante do Governo do Estado e da Celesc que garante a infraestrutura necessária para que Joinville receba novos empreendimentos e continue oferecendo uma alta qualidade de vida à população, já que vai proporcionar mais segurança energética, garantindo ainda mais eficiência e estabilidade ao fornecimento de energia elétrica”, reforçou o presidente Tarcísio, lembrando que a subestação Boa Vista integra o Plano de Investimentos da companhia, que prevê R$ 4,5 bilhões de investimentos em quatro anos.

A nova subestação está conectada ao Sistema Elétrico de Potência da Celesc Distribuição através da construção de uma Linha de Distribuição 138kV a partir da SE Joinville Paranaguamirim e de um seccionamento da Linha de Distribuição Joinville Três – Tupy, para integração ao sistema de 69kV. Ela vai proporcionar mais segurança energética, garantindo ainda mais eficiência e estabilidade ao fornecimento de energia.

“Na prática, a nova SE A nova SE possui um transformador 138/69kV de 66,6MVA e um transformador 138/13,8kV de 26,67MVA (totalizando 93MVA de potência instalada) e irá aliviar a carga demandada do sistema de 69kV da região, que já não comportava mais a demanda de energia da SE Joinville (Rede Básica). Ela também evitará o esgotamento da SE Joinville III, eliminando o risco de sobrecarga no sistema de 69kV da região de Joinville, ao mesmo tempo em que permitirá a expansão do sistema na região”, explicou o diretor de Distribuição da Celesc, Cláudio Varella do Nascimento.

Por Osvaldo Sagaz | Secom