Ouça agora

Ouça agora

Microsoft Edge pode estar importando dados do Chrome sem o usuário perceber

Imagem Noticia

Imagem: GettyImages

Compartilhe agora

Postado em 31/01/2024 por Sistema Plug

Um aparente recurso oculto do Windows faz o Microsoft Edge importar todas as suas abas abertas do Google Chrome. Recentemente, usuários e um repórter do The Verge se queixam sobre a função que, em muitos casos, está ativada discretamente.

A ferramenta começou a chamar a atenção da comunidade há meses, mas ganhou destaque após o repórter do The Verge, Tom Warren, reparar que o Microsoft Edge importou suas abas antigas do Chrome de surpresa. O navegador da MS abriu todas as guias do app rival logo após uma atualização do Windows Update.

Contudo, Warren não se lembra de ter importado dados para o Microsoft Edge, tampouco confirmado o compartilhamento de abas para o programa. De alguma forma, a função foi ativada no app, e o jornalista só percebeu quando notou todas as suas contas deslogadas.

Segundo a investigação e os relatos de usuários, esse é um recurso pouco documentado do Microsoft Edge. A função é ativada no navegador, ou durante o processo de instalação do sistema operacional.

O recurso não é obrigatório, mas surpreendeu Warren, que acreditava ter desativado a função na instalação do Windows 11. O repórter acredita que a atualização resultou em algum tipo de bug que, como consequência, reativou o recurso no Microsoft Edge.


Mais um caso de Dark Pattern no Windows 11

Segundo um dos relatos, a ativação do recurso acontece de forma muito discreta, e muitos usuários devem tê-lo habilitado sem saber. A solicitação acontece na instalação do Windows, mas a interface usa um Dark Pattern para garantir consentimento rápido.

O Dark Pattern é um padrão de design que tenta induzir o usuário a aceitar algo "por engano". A estratégia consiste em usar cores, ícones chamativos ou posicionamento de botões para promover ações indesejadas.

No caso do recurso do Microsoft Edge, o Dark Pattern acontece no posicionamento e na cor dos botões: o botão "Agora não" é exibido em cinza, ao lado do botão "Aceitar", em azul.


Como desativar a função

A desativar a importação de dados de outros navegadores, você deve seguir os passos:

  1. No Microsoft Edge, entre em Configurações > Importar dados do navegador;
  2. Desative a importação a cada inicialização do Chrome.

Se a função não aparecer no seu Microsoft Edge, é possível que ele já esteja desativado. Neste caso, você não precisa fazer nada.